quinta-feira, 17 de novembro de 2011

MITO OU VERDADE .


Pílulas Anticoncepcionais

Engordam ou não engordam?
Se usada corretamente, a pílula é altamente eficaz e causa poucos efeitos colaterais.
A pílula anticoncepcional era uma febre à época que foi lançada nos anos de 1960. 50 anos depois, disponível em várias fórmulas e marcas, ela ainda é um dos métodos anticoncepcionais mais populares que existem.
E como toda celebridade, a pílula também têm suas meias verdades e controvérsias. Talvez o maior mito seja o de que as suas usuárias engordam. Mas enfim, o que é verdade sobre pílulas anticoncepcionais e aumento de peso?

Pílulas Anticoncepcionais e (Pouquíssimo) Aumento de Peso

Todo medicamento pode ter algum efeito colateral para algumas pessoas. A aspirina pode causar azia. Xaropes para tosse podem deixar algumas pessoas sonolentas. Os principais efeitos colaterais das pílulas anticoncepcionais são: sangramento, sensibilidade nos seios, náusea e dor de cabeça.
Para poucas mulheres, a pílula pode causar algum aumento de peso, devido à retenção de líquido. Mas não em demasia, e não para a maioria das mulheres. Aliás, uma revisão de 44 estudos mostrou que não existe nenhuma evidência de aumento de peso na maioria das usuárias de pílulas anticoncepcionais. E assim como os outros efeitos colaterais da pílula, o pouco aumento de peso é geralmente temporário, desaparecendo dentro de dois ou três meses.
Se você perceber que ganhou uns quilinhos a mais, converse com o seu médico. Ele pode te receitar outro tipo de pílula. Por quê? Porque cada pílula é diferente.
Existem dois tipos de pílula anticoncepcional: as pílulas combinadas, que contêm estrogênio e progesterona; e as pílulas que contêm apenas progesterona. Enquanto a maioria das pílulas são feitas com o mesmo tipo de estrogênio, em diferentes dosagens, a formulação da progesterona em cada uma delas pode ser diferente. Isso significa que, conforme a marca, a pílula pode ter diferentes tipos de hormônios, em diferentes doses. O resultado? Efeitos colaterais diferentes.
Não importa qual o tipo de pílula que você venha usar, lembre-se de tomá-la por, no mínimo, três meses para que desapareçam possíveis efeitos colaterais.

De Onde Surgiu o Mito Sobre a Pílula e o Aumento de Peso?

No início, as pílulas tinham altas doses de estrogênio e progesterona: quase 1.000 vezes mais que o necessário! O estrogênio em altas doses pode causar o aumento de peso porque aumenta o apetite e retém líquidos. Então, de fato, 50 anos atrás a pílula causava ganho de peso nas mulheres. Hoje, as pílulas anticoncepcionais contêm dosagens muito menores de hormônios. A pílula continua sendo um dos métodos anticoncepcionais mais eficazes quando usada corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário