quarta-feira, 9 de novembro de 2011

MANTENDO UMA VIDA SAÚDAVEL MAS SEMPRE COM ACOMPANHAMENTO MÉDICO.

COMO MANTER SEU EQULIBRIO COM SAÚDE.

 

 

 

 

Como funciona o sistema do equilíbrio ?
Há três sistemas que nos ajudam a manter o nosso equilíbrio:
O Sistema Vestibular :Estes são os órgãos de equilíbrio no ouvido interno .Consistem de três canais semi circulares que estão repletos de fluido. À medida que nos movimentamos o fluido também se move e as mensagens são enviadas ao cérebro descrevendo nossa nova posição  Temos um órgão de equilíbrio em cada ouvido.
A maioria dos portadores de NF2 têm Schwannomas Vestibulares bilaterais (Neurinoma do Acústico bilateral).
Devido à posição do Schwannoma ao crescer ele começa a comprimir os órgãos do equilíbrio gradualmente reduzindo a  função do sistema vestibular.
O Sistema de Entrada Visual:  Nós recebemos muita informação sobre o que nos rodeia a partir do que vemos. Se nós estamos nos movendo muito rapidamente, focalizar então num dado ponto pode nos impedir de sentir tontura.
As informações emitidas por este sistema serão menos eficazes caso a pessoa tenha uma fraca visão.
O Sistema Proprioceptivo: Receptores nos pés e nas juntas e também no pescoço nos fornecem informações sobre como o corpo está se movendo e se estamos em chão firme.
Formigamento ou insensibilidade nas pernas, que são normalmente sentidos por portadores de NF2 pode prejudicar as mensagens enviadas ao cérebro por este sistema.
Que tipo de problemas de equilíbrio um portador de NF2 pode sentir ?

 

Problemas relacionados ao Sistema Vestibular

Sentimento de falta de firmeza geralmente devido à falta de informação dos órgãos de equilíbrio.
Dificuldade de andar em linha reta ou pendendo para um lado. Isto é mais aparente se um dos órgãos do equilíbrio estiver mais afetado do que o outro.
Dificuldade em manter o equilíbrio se estiver escuro. Isto acontece se os órgãos do equilíbrio não trabalharem muito bem, então se depende mais da entrada visual que fica  dificultada pela escuridão.
Pode-se sentir tontura devido a mudanças de posição, movimentos de cabeças ou viradas bruscas. Isto é devido à falta de informações dos órgãos do equilíbrio.
Problemas Relacionados ao Sistema de Entrada Visual
Estímulos visuais confusos, tais como carpetes de padrão muito forte ou coisas que se movem rapidamente na televisão podem provocar tontura ou uma sensação de movimento.  Isto se deve à falta de informação visual precisa.

Problemas relacionados Sistema Proprioceptivo

Pode-se ter uma sensação de não estar em terra firme
Pode –se sentir como se o chão estivesse se movendo
Pode-se sentir sem equilíbrio em geral e tender a tropeçar ou cair. Isto se deve à  informação incompleta ou incorreta dos receptores.
O que se pode fazer para amenizar estes problemas de equilíbrio ?
Equilíbrio é um processo de aprendizado, uma criança leva aproximadamente um ano para aprender a andar, mesmo que todos os três sistemas estejam funcionando normalmente.  Se um dos nossos sistemas de equilíbrio não estiver funcionando muito bem então o corpo é muito hábil na sua compensação, entretanto nós temos que re-aprender o processo de equilíbrio, exatamente como uma criança o faz.
É muito importante permanecer tão ativo quanto possível, pois a menos que estejamos usando o nosso sistema de equilíbrio o cérebro não poderá re-aprender pois o sistema de equilíbrio mudou ou ficou prejudicado.
Tentar não evitar fazer coisas que nos façam ficar tonto ou sem equilíbrio, pois continuando a fazer estas coisas o processo de compensação ocorrerá mais rapidamente.
Se possível, evitar o uso de andadores ou de  apoio pois o cérebro re-aprenderá a se equilibrar usando-os e você não será capaz de se equilibrar sem eles.
Use óculos se forem prescritos pois é importante que a visão seja a melhor possível.
Faça exercícios especiais de equilíbrio em casa, o que fará o sistema de equilíbrio funcionar melhor e o processo de compensação acontecer mais rapidamente. Os exercícios devem ser feitos regularmente.

EXERCÍCIOS   DE   EQUILÍBRIO

1- Olhe para cima,  e então para baixo, o mais rápido que puder.
2- Olhe de um lado para o outro o mais rápido que puder.
3- Focalize seu dedo na extensão do braço, mova o dedo até de encostá-lo no seu nariz. Fique olhando para o seu dedo o tempo todo;
4- Incline sua cabeça para frente, daí para trás tão rápido quanto puder;
5- Gire sua cabeça de um lado para o outro tão rápido quanto puder;
6- Sentado numa cadeira, incline-se para frente e toque o chão. Volte a posição sentada;
7- Comece sentando numa cadeira, então levante-se. Retorne à posição sentada;
8- Deite-se no chão ou na cama. Gire sua cabeça da esquerda para a direita e volte;
9- Ainda deitado, gire todo o seu corpo para a direita, e então de volta para a esquerda;
10- Em  pé, pernas afastadas e conte até dez;
11- Em pé , pernas juntas e conte até dez;
12 -Pernas afastadas, erga seus dedos do pé do chão de modo a se apoiar nos calcanhares. Permaneça assim o quanto puder.  Repita, agora com os pés juntos;
13 - De pé, com um pé ante o outro, calcanhar junto ao dedão. Repita alternando com o  pé na frente;
14 - Tente erguer um pé do chão pelo tempo que agüentar.
Estes exercícios, com exceção do de movimento de olhos, devem ser feitos com os olhos abertos.
À medida que a tontura melhora, eles deverão ser feitos com os olhos fechados. 
Deve-se começar a fazer os exercícios por cerca de cinco vezes cada no início e daí , ir aumentando até vinte vezes cada. O ideal é  fazer os exercícios duas vezes ao dia.  Se tentar estes exercícios em casa poderá achar que no começo sente mais tontura e falta de equilíbrio – isto é muito normal, pois poderá estar fazendo coisas que anteriormente evitava.
Exatamente como quem começa a ir à academia e no começo o corpo dói mas a medida que se continua a ir e sente-se cada vez melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário