segunda-feira, 11 de abril de 2011

UNIDADE DE VERTIGEM E DESEQUILIBRIO


O que é a vertigem?
Falamos de vertigem quando há sensação de movimento que normalmente é rotatório.
O que é o Desequilíbrio?
É a sensação de queda ou instabilidade.
A causa de vertigem ou desequilíbrio é sempre o mal funcionamento do ouvido interno?
Não. Há um grande número de patologias nas que o responsável é o ouvido interno. No entanto pode haver outras causas, como patologia cardiaca, circulatória, neurológica,etc
Que significado tem o facto da vertigem se desencadear com certas posições?
Pode ser devido a Vertigem Posicional Paroxística Benigna que é provocada pelo deslocamento de uns cristais do ouvido interno, os otolitos. É diagnosticado na consulta pelo otorrinolaringologista a través de uma manobra posicional, e é tratado também na própria consulta com outro tipo de manobras.
Que é o Síndrome de Menière?
É uma patologia que consiste em crises agudas de vertigem que duram horas, acompanhadas de surdez e zumbidos, naúseas e sensação de pressão nos ouvidos. Consiste na dilatação do labirinto do ouvido interno por aumento na tensão de um líquido interno chamado endolinfa.
Como se pode diagnosticar uma vertigem?
O médico realizará um exame completo na consulta e poderá pedir exames complementares de audição, ou específicos que estudam o sistema vestibular (orgão responsável pelo equilíbrio) nomeadamente a Videonistagmografia e a Posturografia Diagnóstica.
O que é a Videonistagmografia?
É um exame que utiliza uns oculos com sistema de video para gravar os movimentos oculares em quanto são realizadas uma serie de provas.  Os movimentos oculares aparecem muitas vezes quando há vertigem e denominam-se Nistagmo. Uma das provas consiste em introduzir agua nos ouvidos que desencadeia tontura e nistagmo. O nistagmo é registado no computador e analisado.
Qual é a preparação para realizar a Videonistagmografia?
3 dias antes da prova o doente deve parar de tomar antidepressivos, calmantes e medicamentos contra as tonturas, uma vez que todos estes fármacos interferem no exame.
No próprio dia deve evitar tomar café, chá. Deverá comparecer acompanhado  por poder sentir ainda ligeiras tonturas após a prova, que são sempre transitórias.
O que é a Posturografia?
A Posturografia vae diagnósticar as alterações da postura e equilíbrio. O doente deverá manter o equilíbrio em quanto muda as condições ambientais da visão e base de sustentação.
 
Também consegue tratar os doentes com vertigem e desequilíbrio.
 
A Vertigem tem tratamento?
Uma vez que se consegue diagnosticar o problema, a maior parte das vertigens tem tratamento satisfactorio. Dependendo do problema alguns casos podem precisar de cirurgia (por exemplo as infeções do ouvido), outros melhorarão com medicamentos, e a maioria com Reabilitação Vestibular.
O que é a Reabilitação Vestibular?
Consiste em vários tipos de tratamentos:
  • Exercícios que melhoram a estabilização do olhar (por exemplo focar o dedo em quanto movimentamos a cabeça). Fazem-se no Hospital e no domicilio.
  • Reabilitação em Cadeira Rotatória
  • Estimulação Optocinética, em que se projectam umas luzes na sala e o doente segue-as.
  • Posturografia Terapêutica: Exercícios na plataforma visualizando a través do monitor do computador os movimentos corporais, corrigindo quando necessário e fazendo progressivamente provas crescentes em dificuldade até melhorar o equilíbrio.
Os resultados com a Reabilitação Vestibular no controle da vertigem e desequilíbrio são excelentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário