segunda-feira, 25 de abril de 2011

NAO FICAR SOMENTE FOCADA EM TONTURAS MAS TAMBEM EM REAÇAOES E MUDANÇAS EM NOSSO CORPO!

ESSA TPM !!!!!!!!!!!!
Quantas mulheres não sofrem com a tal de TPM? O quê? Você não tem? Ah, mas talvez sua mãe, irmã, vizinha ou amiga tenham! Alguém deve ter! E você, meu caro, não será uma vítima de sua namorada, esposa e quem sabe até da chefe no trabalho? Pois é! O fato é que, de alguma forma, quase ninguém escapa dela!! E quantos desentendimentos, discussões, brigas e outras coisas desagradáveis já não terão acontecido em sua vida? Tudo por causa dela! As mudanças são tantas e tão expressivas que TODOS (homens e mulheres) são afetados por ela! Então, meu caro, preste atenção pois vamos falar com e para as mulheres! Quem sabe, você encontre alguma luz pra ajudar quem o vitima tanto: a TPM delas, claro!

A TPM (Síndrome de Tensão Pré-Menstrual) é um conjunto de sinais e sintomas (até hoje foram descritos mais de 150) que podem aparecer de 2 a 15 dias antes da menstruação e que provocam transformações significativas (tanto físicas quanto emocionais) em, aproximadamente, 70% das mulheres. Este número pode ser até maior, na medida em que muitas, por terem sintomas leves, não a identificam. A TPM foi descrita pela primeira vez em 1931 por um autor de nome Franke e, ao contrário do que se possa pensar, até hoje não há uma explicação satisfatória para seu aparecimento. A grande maioria das mulheres apresenta alterações leves, ou seja, tem os sintomas mínimos da TPM: ganho de peso (por retenção de líquido), inchaço e dor mamária, inquietude e instabilidade emocional. Outras manifestações incluem: desconforto abdominal (sensação de barriga inchada), dores de cabeça, calores no rosto, fadiga, alterações do sono e no hábito alimentar, diminuição da produtividade, redução da libido, depressão e ansiedade. Eles podem aparecer em combinações diversas, mas tendem a se manter constantes em cada pessoa, variando somente de intensidade a cada mês.

Paralelamente, um número menor de mulheres apresenta essas manifestações em graus bem mais intensos, havendo expressivas mudanças em seu físico, na sua rotina e, principalmente, em suas relações pessoais, tais como: alterações na balança (aumento de até 3 kg no peso), irritabilidade, raiva ou tristeza inexplicáveis, crises de choro, aumento do apetite (algumas têm desejo compulsivo de comer chocolate e/ou doces). Ainda, do ponto de vista comportamental, pode haver brigas no trânsito, no trabalho, na faculdade, espancamento de filhos, surras no marido e discussões com os vizinhos (apenas porque o papagaio deles fala demais!). Algumas, que estão com TPM, podem até estar xingando o médico que escreve este artigo! Suicídios e homicídios também aumentam nessa época. Para que se tenha uma idéia da importância que se dá à TPM, em alguns Estados americanos, as penas por crimes podem ser atenuadas, caso os mesmos tenham sido cometidos nesse período! Portanto, é prudente evitar decidir sobre coisas muito importantes, bem como tomar decisões "definitivas" e/ou radicais nessa época: pode ser que depois venha o arrependimento! O que intriga é saber que tudo isso passa, como se nada tivesse acontecido, com a simples vinda da menstruação! Isso tudo acontece por alterações bioquímicas no cérebro e não depende simplesmente da vontade das mulheres ter ou não ter TPM. A Medicina ainda tem que descobrir muita coisa a respeito dela.

Bem, mas e o tratamento??? Inicialmente deve existir um ótimo relacionamento com seu ginecologista, pois é ele quem poderá tentar ajudá-la encontrar formas de atenuar a TPM através de uma boa conversa e do esclarecimento de alguns pontos que a atormentam. Além disso, a adoção de algumas medidas a que chamamos de higieno-dietéticas são sugeridas: diminuição na ingestão de alimentos muito salgados para atenuação da retenção hídrica, bem como de doces. Também deve-se evitar a ingestão de de chá, café e bebidas à base de cola pois, nesses três grupos, há substâncias chamadas de metilxantinas (cafeína, teobromina e teofilina) que são comprovadamente excitantes. Atividades físicas sistemáticas, como ginástica aeróbica, natação, yoga, flamenco, dança do ventre e outras podem ser de grande valia.

Há, ainda, uma série de medicamentos, que poderão ser prescritos e que irão ajudá-la bastante! Os mais inócuos e que têm apresentado ótimos resultados são os homeopáticos. Caso não sejam os preferidos do seu ginecologista, ele poderá lançar mão de medicamentos alopáticos (os da medicina tradicional), que também apresentam bons resultados.

Por fim, gostariamos de deixar uma lembrança: uma das coisas mais importantes em relação a quem tem TPM é aceitar que ela existe! Dificilmente uma mulher que não admite que tem consegue livrar-se dela, ou atenuá-la! Além disso, essa aceitação facilita a compreensão por parte das pessoas com quem se relaciona, o que pode torná-las mais tolerantes. Para você que não tem, mas que convive com quem tem, saiba que TPM EXISTE SIM! É muito difícil passar por isso todos os meses e, particularmente as que têm alterações emocionais mais violentas não conseguem, muitas vezes, mesmo com toda consciência do mundo, controlar-se! Portanto, é de extrema importância que possamos considerar que "naqueles dias" a mulher seja vista com outros olhos, com muito mais compreensão, com muito mais carinho! O quê, você não é capaz? É sim, tente! É claro que nem sempre vai conseguir, mas certamente se sentirá bem em saber que, pelo menos, tentou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário