terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CUIDE BEM DE SEU CORAÇÃO VOCÊ MEREÇE ESTE CARINHO.

O que é arritmia?

Arritmia é um ritmo anormal dos batimentos cardíacos. Pode ser sentido como uma pausa temporária, muito breve, a ponto de não ser sequer percebida. Ou ainda, o coração pode bater muito lentamente ou muito rapidamente (bradicardia e taquicardia respectivamente). Arritmias podem não causar sintomas, mas às vezes podem levar a desmaios ou tonturas.

Existem dois tipos básicos de arritmias. Bradicardia é quando o coração bate a menos de 60 batimentos por minuto. Taquicardia é quando são mais de 100 batimentos por minuto.

Quais são os sinais de uma arritmia?

Frequentemente, sendo breve, a arritmia não causa sintomas. Pode ser sentida, por vezes, apenas como uma discreta palpitação, ou sensação de tremor no tórax ou pescoço. Quando a arritmia é severa ou demorada, pode impedir o coração de bombear adequadamente o sangue para o corpo, e gerar uma sensação de cansaço, fraqueza, tontura e visão turva, pois o sangue não está oxigenando corretamente o cérebro. Associado a isso pode sentir-se falta de ar, dor no peito, pontos brilhantes na visão e até perda da consciência. Arritmias graves, do tipo ventricular podem levar inclusive à morte.

Tratamento

Antes de iniciar o tratamento, é necessário que o médico saiba qual o tipo da arritmia, como começa, em que local do coração é desencadeada e se é, de fato, anormal. O eletrocardiograma é o exame frequentemente usado no diagnóstico de arritmias. Outros incluem o holter de eletrocardiograma, testes de esforço, TILT teste e estudo eletrofisiológico (exame invasivo, capaz de mapear o sistema elétrico do coração). O tratamento inclue:
  • Mudança no estilo de vida;
  • Tratamento de condições relacionadas tais como hipertensão arterial, doença coronária e insuficiência cardíaca;
  • Uso de anticoagulantes em casos selecionados (por exemplo fibrilação atrial), para reduzir o risco de formação de coágulos no coração e risco de acidente vascular cerebral (AVC);
  • Marcapasso para ajudar o coração bater mais rápido;
  • Desfibriladores implantáveis;
  • Ablação cardíaca;
  • Cirurgia


O que é uma desfibrilação?

É uma forma de fazer o coração voltar a bater normalmente através de um choque elétrico, aplicado no tórax. Um desfibrilador implantável pode ser colocado abaixo da pele, próximo ao ombro, e será capaz de dar choques ou funcionar como um marcapasso. Trabalha as 24 horas do dia!

O que é uma ablação?

É uma outra maneira de fazer com que o coração bata regularmente. É feito através da colocação de um cateter muito fino dentro de uma veia (na virilha), que chega até o coração. Localiza o local onde a arritmia é gerada, e dispara pequenos choques capazes de destruir as pequeníssimas regiões do coração que causam a arritmia.

Como posso saber mais?

Converse com seu médico! Se você tem alguma doença cardíaca ou teve um acidente vascular cerebral, outras pessoas de sua família podem ter um risco aumentado para tê-los também. ENTÃO EVITE E CONSULTE SEU MEDICO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário