quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Aproveite as festas de final de ano com saúde

Conheça dicas de especialistas para não estragar o regime, beber na medida certa e conservar os alimentos da ceia.     
 de maneira correta e basta aproveitar as festas de fim de ano e ganhe  um 2012 com muita saúde. paz e harmonia.


Aproveite as festas de final de ano com saúde   (Foto: Foto Divulgação)
Festa de final de ano poderia ser sinônimo de culpa. Culpa porque bebeu demais e a alegria induzida pelo álcool fez você exagerar na festa da empresa. Culpa porque comeu demais e vai ter trabalho redobrado para perder os quilinhos extras no verão. Culpa porque alguém passou mal quando comeu a “iguaria culinária” que você tentou fazer. Culpa porque não bebeu e não comeu quanto gostaria e não foi tão feliz quanto os que se permitiram abusar. Mas é possível equilibrar culpas e diversão e manter a saúde nas festas de fim de ano. Conheça as dicas de especialistas para participar das confraternizações de maneira saudável.
Comer bem – e sem estragar o regime
Não é fácil começar uma dieta neste período do ano. Mas é possível aproveitar o cardápio das festas sem ter que correr muito atrás do prejuízo depois. Os aperitivos costumam ser tão calóricos quanto os pratos principais. É comum se perder na quantidade de salames, azeitonas, amendoins e batatinhas ao conversar com os amigos e familiares. “Dê preferência às frutas para fugir dos aperitivos calóricos”, afirma Walmir Coutinho, presidente da Associação Internacional para o Estudo da Obesidade.
As especialidades de final de ano como chocotones e rabanadas são altamente calóricas. “É aconselhável que a pessoa se alimente antes das festas. Uma refeição moderada impede abusos”, afirma Coutinho. “O consumo excessivo de carne de porco, a ausência de fibras, o abuso de doces e a ingestão exagerada de álcool são os principais vilões da saúde nas festas de final de ano” afirma Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração.
Dicas 
- Evite maionese e pratos com molhos. Ou, pelo menos, não exagere.
- Escolha apenas um tipo de carboidrato no prato. Normalmente são diferentes tipos de arroz e farofas de acompanhamento.
- Procure preencher o prato com um tipo de carne branca. Divida o prato: metade com saladas e o restante com acompanhamentos saudáveis. Escolha apenas um tipo de sobremesa e opte por frutas que auxiliam na digestão, como o abacaxi.
- Lembre-se de que os chocotones são mais calóricos do que os panetones tradicionais com frutas cristalizadas.
Dá para beber sem estragar a diversão
O consumo de álcool é o principal responsável por acidentes no trânsito. No Brasil, 47% das mortes no trânsito estão ligadas à bebida. Por isso, além dos problemas de saúde, beber com moderação, respeitando os seus limites, pode significar poupar vidas. Não vá de carro para as festas. Se for necessário, peça um táxi.
As bebidas alcoólicas também afetam a balança. Elas são altamente calóricas. “O vinho é a bebida que menos contribui para ganho de peso”, afirma Coutinho.
Para evitar intoxicação alimentar
Os alimentos podem estar contaminados por bactérias e não apresentar cheiro, gosto ou aparência de estragado. Para prevenir contaminação e uma possível intoxicação alimentar, mantenha-os refrigerados o maior tempo possível. “O ideal é deixá-los dentro da geladeira”, afirma Maria Bernadete de Paula Eduardo, responsável Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentos da Secretaria do Estado de São Paulo.
Se você for preparar a ceia de natal, ou quiser fazer algum prato para outras festas, fique atento às seguintes orientações:
- Lave as mãos antes de cozinhar
- Conheça a origem dos alimentos que você pretende preparar em casa ou fora
- Tente preparar a quantidade exata de alimentos que sua família e amigos vão consumir
- Lave frutas e verduras com água corrente antes do consumo. Caso seu prato seja servido com vegetais crus, deixe-os de molho por 15 minutos em produto indicado para desinfecção, como hipoclorito de sódio
- Uma cozinha limpa terá menos chance de contaminação
- Conserve os alimentos em local apropriado
- Evite misturar alimentos de origens diferentes, como carnes e verduras, no mesmo compartimento da geladeira ou em cima da pia
- Não use a mesma faca na preparação de diferentes alimentos
- Cozinhe, asse ou frite muito bem os alimentos a serem consumidos. Sempre aqueça as sobras antes de ingeri-las.
- Verifique se o produto comprado no supermercado está limpo e confira a data de validade. Certifique-se de que o lacre não está rompido e de que não há furos na embalagem. Veja se o alimento possui certificação, como o do SIF (Serviço de Inspeção Federal) no caso das carnes
- A demora para servir a ceia pode deixar molhos e maioneses expostos ao calor e isso facilitará a contaminação. Mantenha-os refrigerados
- Em restaurantes, observe com atenção a higiene do local. Comidas em buffet, se não estiverem quentes ou refrigeradas adequadamente, oferecem mais riscos de contaminação

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Veja Como ter uma Ceia de Natal Saudável: E SE ALIMENTANDO BEM

Natal já está aí e você não quer nem pensar em uma grama a mais por causa dos excessos ou de pratos não tão “leves”, sem falar das guloseimas!
Primeiro que excesso não deve fazer parte do nosso vocabulário, ok?
Segundo que podemos comer bem e saudável. Quer saber como?
APERITIVOS
Castanhas são ótimas, mas nada de encher a mãe e não sair do lato do prato! =P
Sementes de abóbora torrada têm sabor de amendoim! Se você for fazer aperitivos, você pode cortar pepino japonês e cenoura em tirinhas fininhas. Oferecendo junto com torradas de pão integral com homus (creme de grão de bico com limão), muito bom e saudável!
CARNE
Ceia requer uma carne, se você for preparar, evite ficar passando aquela manteiga em cima do Peru ou Chester para dourar a casquinha. Passe somente uma vez, margarina com mel. E leve a carne em forno já bem quente (180 ou 200°C), assim a carne já formará uma crosta por fora e preservará a umidade por dentro. Pois, se colocarmos em fogo baixo a carne vai perdendo muita água e fica ressecada!
Mas você também pode optar pelos peixes assados, inclusive o salmão que fica muito gostoso e bonito!
SALADAS
Essas não deverão faltar. Você irá fazê-las de acordo com o tipo de carne você fizer e de acordo com seu paladar e de seus convidados ou família. Brócolis é ótimo, assim como alface americana, alface roxa, tomates cerejas
ARROZ
Bem este seria ideal que fosse integral, mas nada de temperar com muito sal, utilize cebola, alho, gengibre, pimenta, limão, azeite, açafrão e ervas para dar sabor e dá até para fazer à grega! Mas se a família toda não é adepta, faça os dois tipos!
MAIONESE
Não dá para ficar sem uma maionese, não é? Faça com batatas cozidas e utilize as maioneses prontas de mercado. Opte pelas lights, que possuem menos calorias e gorduras. Você pode adicionar, milho, ervilhas, tomate picado, mas evite colocar batata palha pois, só irá aumentar a caloria do prato.
SOBREMESA
É a hora mais esperada por muitos dos convidados! Você pode optar por uma SALADA DE FRUTAS bem elaborada, onde a calda pode ser um suco de morango batido. E oferecer junto para adicionar , FROZEN YOGURT e GRANOLA.
PANETTONE também é bem agradável nesta noite. Opte pelos lights.
Você pode fazer sobremesas cremosas, pavês, bolos utilizando Açúcar Light, ou adoçantes para culinária, creme de leite light…
Mas isso não quer dizer que você poderá abusar da sobremesa!
BEBIDAS
As alcoólicas são mais calóricas. Então além das calorias e o efeito do álcool no corpo humano, não abuse! Faz parte durante a ceia um vinho branco ou tinto. Se você não bebe ou quer cortar as calorias, opte por um suco de uva integral, chás gelados (aqueles em pó, que você em casa bate no liquidificador), sucos naturais ou até água de coco!
O segredo para fazer seu prato é: ocupe metade do seu prato com verduras, no restante, e o restante divida com os outros alimentos (a carne pode ocupar um pouco mais que os outros acompanhamentos). Mas é claro que você não irá fazer o prato para cima!
natal
Com essas dicas, você pode ficar tranquilo(a) nesta Ceia de Natal. Mas caso não seja possível você seguir todas as dicas, não fique triste. Tenha cautela na sua alimentação, faça uma ótima refeição e divirta-se!

domingo, 4 de dezembro de 2011

UMA ALERTA AOS CUIDADOS QUE DEVEMOS QUE TER COM QUALQUER TIPO DE BEBIDA VAMOS CUIDAR DE NOSSO CORPO COM CARINHO.

Efeitos do Álcool na Saúde e Alcoolismo
Principais efeitos do álcool na saúde, doenças provocadas pelo consumo de álcool, alcoolismo
Efeitos do Álcool na Saúde e Alcoolismo FIGADO >>  COM CIRROSE: UM DOS EFEITOS  NOCIVOS DO ÁLCOOL   NA SÁUDE  . e o caso  mais recente foi a perda  do jogador de futebol sócrates       Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira    entao ai vai os cuidado que devemos ter para conosco mesmos  respeitando nossos limites,pois assim  nossa saúde agradeçe eo corpo tambem  ai segue  algumas dicas  para  vc conhecer os efeitos que o alcool faz com todos aqueles que sempre acham  é mais comigo não aconteçe  engando de quem pensa assim  pois sofre vc e junto com vc sua familia  reflita se tudo na vida vale mesmo a pena ariscar inclusive a propria vida  algo tão  divino  que temos.     
  1. Conhecendo os efeitos nocivos do álcool na saúde 
    Dentro de nosso organismo, o álcool possui um efeito sedativo que age diretamente no sistema nervoso autônomo, (que controla funções como a respiração, circulação do sangue, controle de temperatura, digestão e o equilíbrio das funções de todo o corpo), provocando relaxamento nos músculos.
    Compreendendo este fato, fica mais fácil entender o porquê das pessoas embriagadas pelo álcool falarem de forma tão lenta e confusa ou, até mesmo, caírem no sono quando bebem além da conta.

    Entretanto, em pequenas doses, a influência da bebida alcoólica geralmente pode ser um pouco estimulante pelo fato desta relaxar a tensão diária e de fazer com que as pessoas se sintam mais abertas com os outros.

    O que a grande maioria das pessoas que bebem não sabem, é que o maior problema com o álcool são os efeitos psicológicos causados por ele.

    A bebida alcoólica pode interferir drasticamente no funcionamento da memória, fato que ocorre freqüentemente com pessoas que bebem exageradamente por um longo período de tempo.

    Esta interferência faz com que as pessoas dominadas por este vício percam completamente sua capacidade de armazenar suas memórias recentes. Esta condição é conhecida como síndrome de Korsakoff, e pode ser muito perturbadora.

    Além disso, o álcool também prejudica a capacidade de julgamento, ou seja, independente da pessoa ter bebido muito ou pouco, ela apresentará falhas em sua coordenação motora que geralmente não apresentaria se estivesse sóbria; contudo, ela terá a sensação de que nada lhe sai do controle.

    O fato acima explica claramente o porquê de muitos acreditarem que estão em condições de dirigir mesmo após terem bebido. Porém, este é um grande erro, pois se aqueles que bebem, inclusive em pequenas doses, não conseguem perceber nenhum de seus erros, certamente serão incapazes de perceber seus erros ao dirigir, e estes, podem ser fatais.

    Além dos malefícios já citados, há um outro bastante preocupante: a dependência que álcool pode causar. Esta dependência é conhecida como alcoolismo e se caracteriza por uma obsessão gradativa pela bebida que se instala lentamente no indivíduo até, nos últimos estágios, dominá-lo inteiramente.

    Atacando uma em cada dez pessoas que bebem, o alcoolismo atinge indistintamente homens e mulheres, jovens e velhos, brancos e negros, ateus e religiosos, intelectuais e analfabetos, pobres e ricos, além de causar, pelo seu comportamento imprevisível, desajustes, angústias, privações e sofrimentos a todos aqueles que o cercam.

    Embora ainda seja visto por muitos como um vício, o alcoolismo é uma doença. Uma terrível e fatal doença, colocada pela Organização Mundial de Saúde como um flagelo imediatamente abaixo do câncer e dos distúrbios cardíacos, entres as causas mais freqüentes em óbitos em todo o globo terrestre. Incurável, progressiva e de terminação fatal, leva seu portador inexoravelmente à loucura ou à morte prematura.
    Algumas doenças provocadas pelo consumo de álcool: cirrose hepática, hepatite, fibrose, anemia, aumento de pressão sangüínea,  lesões no pâncreas e estômago, entre outras.mas nunca esqueça procure  uma ajuda médica  este sim podera te ajudar e  muito pois o profissional  sabera como conduzir cada caso. e trata-lo