domingo, 27 de novembro de 2011

CUIDANDO DA SAÚDE RESPIRATÓRIA NESTE PROXIMO VERÃO SEU CORPO AGREDEÇE.

Verão pede cuidados com a saúde respiratória

 Os dois principais problemas respiratórios no: VERÃO estão relacionados ao paciente portador de doença respiratória, que cessa ou reduz por conta própria o tratamento medicamentoso de sua doença de base, uma vez que apresenta melhora de seus sintomas.

A outra questão é a alta exposição destes indivíduos ao mofo e poeiras, especialmente nas casas de :PRAIA e campo, onde passam as férias.

“A umidade não é propriamente o problema. O perigo está nos fungos proliferados com a umidade, que não somente causam as infecções respiratórias, mas também inflamação do tecido pulmonar, que pode levar a internações e outras complicações respiratórias”, explica dr. Eduardo Henrique Genofre, diretor da SOCIEDADE Paulista de Pneumologia e Tisiologia.

No inverno, o tempo mais seco agride as vias aéreas. Já no verão, com mais chuvas e ventos, quem tem doença respiratória de base sofre mais pela oscilação de temperatura do que pelo clima. Essas mudanças provocam o aumento da incidência de resfriado, faringite e até pneumonia.

Ar-condicionado e ventiladores: vilões
Aparelhos de ar-condicionado são também vilões desta época do ano. Por causa deles, os cílios responsáveis pela limpeza da mucosa respiratória ficam mais lentos, acumulando o muco protetor nas vias áreas e, como consequência disto, as bactérias e os vírus conseguem se implantar nestas regiões.

Estes aparelhos devem passar por uma limpeza frequente para evitar a proliferação de ácaros, fungos e bactérias que se acumulam nos filtros do aparelho e são liberados no ar. Eles podem invadir as vias aéreas criando lesões inflamatórias/infecciosas, como as pneumonias ou alergias. Um adulto gripado que trabalha num escritório fechado com aparelho de ar-condicionado ligado pode disseminar o vírus para aproximadamente 70% das pessoas daquele ambiente.

Recomendações
O Dr. Eduardo oferece algumas :DICAS,  para passar o verão sem sustos:
- Tomar grandes doses líquidos para hidratar o corpo;
- Lavar as narinas com soro fisiológico ou medicamento específico para esse fim;
- Evitar o choque térmico das altas temperaturas em lugares abertos e clima frio em ambientes com ar-condicionado de maneira sucessiva;
- Pratique exercícios físicos regularmente, que ajudam a melhorar a respiração e a saúde; - Mantenha a casa limpa arejada, inclusive as de praia e campo, que passam a :MAIOR parte do ano fechadas. Se possível, manter a casa aberta e bem ventilada algumas horas antes de entrar nela.  E DESTA MANEIRA  APROVEITE BEM O SEU VERÃO. MAS NUNCA ESQUEÇA PROCURE SEMPRE A AJUDA  DE UM PROFISSIONAL  DA AREA  POIS ELE SABERA COMO LHE AJUDAR .

                                                                                              

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

VAMOS PREVINIR ALGUMAS DOENÇAS PARA NAO SER CONFUNDIDAS COM OUTROS SINTOMAS .

CONHEÇA  A DOR  DA FIBROMIALGIA.

Dores musculares que se prolongam por mais de três meses podem ser um sintoma da fibromialgia


Dores musculares que se prolongam por mais de três meses podem ser um sintoma da fibromialgia - uma síndrome sem cura que ataca nove mulheres para cada homem. Estima-se que cerca de 2% da população do mundo sofra desse mal. O fibromiálgico sente dores musculares por todo o corpo, dores essas que uma pessoa sem a síndrome não costuma sentir. Há uma sensibilidade ao toque. Se tratado, o paciente pode levar uma vida normal e até não apresentar mais dores pelo corpo. Para que isso ocorra, o paciente deve mudar a sua postura diante do estresse, em busca de maior qualidade de vida. - O paciente também deve corrigir a sua postura física e tomar cuidado com a obesidade - alerta o reumatologista José Eduardo Martinez, professor da Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba e presidente da Comissão de Atividade Física, Reabilitação e Prevenção da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Além das dores generalizadas, a síndrome causa ainda um cansaço intenso e alterações no sono.
A pessoa dorme, mas não consegue descansar. Alguns pacientes apresentam ainda alterações intestinais, como diarréia, e podem desenvolver enxaqueca, ansiedade e depressão. Embora os especialistas saibam que a síndrome se desenvolve predominantemente nas mulheres, ainda não há uma explicação para isso. - Acredita-se em influência genética, hormonal e cultural - afirma Martinez. Os médicos também não sabem explicar exatamente as causas da doença, que acomete pessoas principalmente a partir dos 40 anos. O tratamento consiste no uso de medicamentos e na prática de atividade física. Com relação aos medicamentos, os especialistas prescrevem dois tipos: os analgésicos, contra a dor, e os antidepressivos, que aumentam os níveis de serotonina, recomendados inclusive para os fibromiálgicos que não desenvolvem a depressão. É consenso que a prática de atividade física é fundamental na reabilitação do paciente, mas o reumatologista Jamil Natour, professor da Universidade Federal de São Paulo diz que os fibromiálgicos devem evitar atividades aeróbicas de grande impacto. - As caminhadas e o alongamento são os mais indicados por não provocarem tanta dor muscular .  e que  a  alimentação deve ser balançeada  com leite, carnes e derivados incluindo frutas e legumes  que contenham calcio ferro . mas sempre procurando um profissional da aréa.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

BENEFICIOS QUE OS EXERCICIOS FAZ EM NOSSAS VIDAS



Exercícios Físicos

Exercícios Físicos
Exercício físico é uma parte essencial em qualquer programa de perda de peso e deve tornar-se permanente em seu estilo de vida.

Benefícios dos Exercícios Físicos

  • Queima de calorias e perda de peso;
  • Manutenção da tonificação dos músculos;
  • Melhoria na circulação;
  • Melhoria nas funções cardíacas e pulmonares;
  • Aumento do autocontrole;
  • Redução do estresse;
  • Aumento da habilidade de concentração;
  • Melhoria na aparência;
  • Redução da depressão;
  • Melhoria na qualidade do sono;
  • Prevenção de pressão sangüínea e colesterol altos e diabetes.
MAIS SAIBA QUE COM PACIENCIA TUDO SE CONSEGUE  AI SIM VOCE CONSEGUE  TUDO QUE ALMEJA OQ QUER  E DE QUE FORMA   CONTINUAR BEM COM SEU CORPO E MENTE.    E PERCEBERA QUE   O TEMPO   NAO ESPERA E SIM  NÓS QUE FAZEMOS  DE MANEIRA ERRADA  O  QUE  SÓ IRA FAZER BEM   A NÓS MESMOS  POR ISTO DEVEMOS REFLETIR E MUDAR  NOSSOS HABITOS ENTAO MÃOS A OBRA  VAMOS NOS AMAR A NÓS MESMOS .
Mas para adquirir todos esses benefícios, deve-se ter muita força de vontade, dedicação e paciência, principalmente no início da prática. Porém, o mais importante é adquirir o hábito.
A nossa mente ocidental tende a valorizar mudanças radicais e fórmulas revolucionárias. É mais sensacionalista e pirotécnico. É o tipo de coisa que vira notícia.
Inovação é importante, e, quando ela acontece, realmente o potencial para melhoria é enorme. Mas mudanças repentinas são desconfortáveis e normalmente temos uma enorme resistência a elas, o que geralmente faz com que voltemos aos nossos padrões antigos. Quem já tentou mudar um hábito, ou então é fã das famosas resoluções de fim de ano, sabe que mudar atitudes e hábitos de uma só vez raramente traz resultados duradouros.

Dicas para iniciar a atividade física

A melhor maneira é progredir em passos pequenos. Assim como você fez para aprender a andar. Passos pequenos o suficiente que passem quase despercebidos e que a chance de fracasso de cada passo individual seja praticamente nula. Deixe-me dar um exemplo:
Você quer se exercitar? Já gastou um dinheirão em uma esteira de caminhada, mas hoje em dia a maior serventia dela é como cabide? Então, ao invés de tentar “revolucionar” e se comprometer a acordar às 5:00 da manhã e se exercitar por 1h até quase desmaiar, faça diferente.
Se comprometa a ficar em pé, parado na esteira, enquanto assiste a seu programa favorito na TV. Ou se isso for sacrifício demais, faça isso somente durante os intervalos, por exemplo. O segredo não é o quão grande é seu passo inicial, mas o comprometimento em sempre dar novos passos, mesmo que minúsculos.
Um segundo passo, por exemplo, poderia ser fazer a mesma coisa, mas agora com roupas próprias para exercício. E nesse caso, já que você está ali, parado, vai ver que talvez comece a andar ou correr antes mesmo de terminar a sua primeira semana.
A princípio parece bobeira ficar parado na esteira sem fazer nada, mas funciona. Em uma semana você já vai fazer algo que estava “tentando” fazer há anos.
Seguem algumas dicas de exercícios:

Exercícios Aeróbicos

São os que mais benefícios trazem ao organismo, diminuindo a chance de doenças cardiovasculares e melhorando a qualidade e a expectativa de vida.

Caminhada

Exercícios Físicos
É um excelente exercício se você está iniciando as atividades físicas na sua rotina. Dos exercícios aeróbicos, a caminhada é a modalidade que reúne o maior número de vantagens. Todas as pessoas que não apresentam limitações físicas importantes podem caminhar. A caminhada permite ao iniciante começar o seu programa de exercícios com cargas bem leves de trabalho e, com o tempo, ir progredindo lentamente, até atingir a intensidade ideal de treinamento.
O custo dessa atividade física é muito baixo e ela pode ser realizada em praticamente qualquer lugar, como na rua, nos parques, na praia, no campo, em pistas atléticas, ginásios. Ela também promoverá melhorias na saúde, queimará gorduras e trará bem-estar. Para a saúde, é muito melhor caminhar pouco do que não caminhar nada.
Saiba mais sobre Caminhada

Corrida

Exercícios Físicos
Para iniciar com essa prática é necessário já estar com um bom condicionamento físico.
No começo da atividade, o organismo ainda não está adaptado ao esforço exigido. O coração começa a bater mais forte e as células necessitam de mais oxigênio e nutrientes para funcionar bem. Por isso, nos cansamos muito, e muito rapidamente.
O ideal é respirar lenta e profundamente. Isto permite uma melhor captação e absorção do oxigênio além de evitar um estado ofegante. Inspire em dois tempos pelo nariz e solte o ar no mesmo ritmo pela boca. Não se esqueça de beber água: correr consome água, energia e sais minerais. A corrida é excelente, porque mexe com todos os músculos do nosso corpo: é um exercício bastante completo. E não esqueça que um bom tênis é muito importante para um exercício de qualidade.

Bicicleta

Exercícios Físicos
Andar de bicicleta contribui bastante para o bem-estar físico e mental.
Esta atividade é excelente para enrijecer as nádegas e coxas – regiões que estão constantemente em nossa lista de preocupações, por serem propensas ao acúmulo de gordura e à flacidez. Além de queimar muitas calorias, contribui também para o bom funcionamento do sistema cardiovascular.
Para realizar o treino, opte por locais longe da poluição, como parques e ruas tranqüilas. Assim, você estará potencializando os resultados da atividade e acalmando a mente da correria do dia-a-dia.
Antes de iniciar, consulte um médico e realize exames para assegurar que você esteja apto a realizar essa atividade.
Lembre-se que a postura é um segredo para o bom resultado: ajuste o banco de forma que a coluna fique reta, o abdômen contraído, e as pernas flexionadas.

Musculação

Exercícios Físicos
A função da musculação não é somente estética. Ela também é essencial para a saúde e o bem-estar. Hoje sabemos, por meio de diversas pesquisas científicas que o treino com pesos aumenta a massa muscular e traz inúmeros benefícios ao organismo como um todo.
Quando praticamos o treino com pesos, adquirimos massa magra. Com mais músculos no corpo, nosso metabolismo fica acelerado e consome mais calorias, mesmo em repouso. Resultado: perdemos peso com mais facilidade. Além disso, o treino de resistência fortalece os ossos, o coração e melhora a postura.
É fundamental a prática de musculação principalmente após os trinta anos – idade em que começa a diminuição de massa magra e que devem ser iniciados os primeiros cuidados para evitar a osteoporose. Entre vários outros cuidados, o treino com pesos ajuda o organismo a fixar o cálcio nos ossos, fortalecendo-os.
A musculação deve ser praticada juntamente com exercícios aeróbicos para que os benefícios sejam completos. Assim, você ganha um corpo mais forte e um coração mais resistente. E um corpo mais forte executa as tarefas diárias com mais disposição, energia e bem-estar.
A recompensa vem em forma de muita saúde, energia e de um corpo muito mais bonito.

Yoga

Exercícios Físicos
A prática da yoga está presente na vida de cada vez mais pessoas. Até bem pouco tempo atrás, muito poucos realmente a praticavam. A yoga é conhecida por proporcionar vários benefícios para o corpo e para a mente.
Os exercícios de yoga são bastante suaves. Eles podem ser praticados sem um grande esforço, sendo perfeitamente adequados para o fim de um dia de trabalho, por exemplo.
Seus efeitos são profundos, poderosos e duradouros. A yoga mantém a coluna saudável e flexível, as articulações lubrificadas e em perfeita mobilidade, os músculos tonificados e elásticos, mas a sua ação é muito mais ampla; pois ela trabalha o sistema energético do ser humano, sistema este que comanda nossa atividade física e mental.
Essa técnica é muito usada pelos orientais, que afirmam ser mais do que uma simples meditação. Ela ajuda a melhorar a respiração, trabalhando diversas posturas e exigindo um esforço concentrado em um músculo especial: o abdômen.
É fundamental trabalhar a região do abdômen para auxiliar na nossa sustentação. Por isso, em uma determinada postura, se o músculo abdominal não estiver enrijecido, a coluna pode dobrar mais do que o corpo permite, o que prejudica a coluna e toda a estrutura óssea.
Dominar o corpo através da mente é o segredo da yoga. Para manter o equilíbrio e conseguir permanecer por um bom tempo na mesma posição, exige-se uma contração incessante da barriga, proporcionando o enrijecimento muscular na região do abdômen.
A yoga ajuda no alívio do stress por meio da meditação, mas o motivo da procura pelas aulas de yoga vem sendo cada vez mais o fortalecimento dos músculos. No primeiro mês em que se pratica o exercício já é possível sentir uma melhora na qualidade de vida.
A yoga utiliza técnicas respiratórias, físicas e de descontração. Porém, a mente nunca está dissociada do corpo: corpo e mente formam um todo indivisível. Designamos por psicofísicas as técnicas em que damos ênfase ao corpo e à mente.
Na yoga, a concentração mental deve ser constante. Para seu desenvolvimento, devem ser utilizadas técnicas apropriadas para aumentar o poder de concentração, a memória e o raciocínio. O controle da respiração, aplicado tanto à captação e distribuição de energia vital pelo corpo, como à descontração física, emocional e mental, é um dos campos mais importantes da prática de yoga.

Alongamento

Exercícios Físicos
O alongamento é fundamental para prevenir lesões musculares, pois esquenta e prepara os músculos para a atividade física. Deve ser feito antes e depois dos exercícios.
O alongamento aumenta a flexibilidade muscular, promovendo o estiramento das fibras musculares, aumentando o seu comprimento. Seu principal efeito é o aumento da amplitude dos movimentos possíveis numa determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade. O alongamento consegue esse resultado por aumentar a temperatura da musculatura e por produzir pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que reveste o músculo.
E você, pratica algum tipo de atividade física?

terça-feira, 22 de novembro de 2011

CUIDE DE SUAS EMOÇÕES E JUNTAMENTE O SEU SISTEMA NERVOSO E TER UMA HARMONIA ORGANICA E FISICA !

Emoções e Seu Sistema Nervoso
Emoções e Seu Sistema Nervoso
Suas emoções são energias invisíveis em mover-se movimento que, através de raio-lo com velocidade rápida, inundando-o com sinais de prazer ou dor.  Como pinceladas em uma tela em branco, suas emoções, seu mundo de cores com contraste e significado.
Para muitos de nós, as emoções parecem ter uma vida interior e vontade própria.  Anteriormente, pensava-se actividades de emoções eram puramente mental gerado pelo cérebro, sobre as quais tinham pouco ou nenhum controle.  Sabemos agora que as emoções têm muito a ver com o corpo como com o cérebro.  Hoje, a idéia do corpo e do cérebro que está sendo completamente separado está sendo rapidamente substituído pelo modelo holístico da mente, corpo e espírito estão intimamente ligados.
Nova pesquisa mostra agora que você pode escolher conscientemente para influenciar o desenvolvimento de sua mente e emoções.  Foi descoberto que o seu coração funciona como um centro de informação complexa e em rede.  Em seu livro, The Biology of Belief, biólogo celular Bruce Lipton, PhD, partes atual pesquisa biomédica sobre como suas crenças se tornar a sua biologia.  Com cada batida do coração, comunica o seu coração com seu corpo, coração e cérebro através de seu sistema nervoso do sistema hormonal, campos electromagnéticos e outros caminhos energéticos.  Estas redes de comunicação interna também afetam a maneira como você percebe a sua realidade, o que influencia as emoções que você experimenta.
Suas emoções são perfeitamente refletida em seu sistema nervoso.  A investigação científica mostra que suas emoções estimular atividades muito específicas em seu sistema nervoso.  Isto significa que o seu sistema nervoso tem a inteligência para distinguir entre emoções positivas e negativas, bem como entre as diferentes emoções negativas.
Uma das maneiras mais fáceis os cientistas têm encontrado para observar os efeitos das emoções sobre o sistema nervoso é através da monitorização do ritmo cardíaco.  Foi descoberto que as emoções intensas são claramente demonstrado no ritmo do seu coração.  Por exemplo, quando você está enfrentando intensas emoções como medo, frustração, ansiedade ou raiva, seus ritmos do coração é cravada e irregulares e porque há um nervo (neural) conexão entre o coração eo cérebro, suas emoções intensas extremamente afetar sua capacidade de pensar claramente.
No entanto, o oposto também é verdadeiro para sempre que você sentir-se amado e apreciado como você gera sentimentos internos de bem-estar emocional e seus ritmos do coração tornam-se sincronizado e harmonioso como a sua capacidade de pensar com clareza é reforçada.
A relação entre emoções e Seu Sistema Nervoso
Vejamos alguns dos trabalhos internos da estrutura do seu sistema nervoso e como ele se comunica com o seu coração, o cérebro eo corpo.  O sistema nervoso é a rede de comunicações do seu corpo principal.  Seus nervos, como fios, transportar sinais elétricos ou mensagens dentro e entre todas as partes do seu corpo.
Você tem controle consciente e voluntário sobre o sistema sensorial e motor de seu sistema nervoso central.  O ramo sensitivo do seu sistema nervoso central recebe e transmite as informações do mundo exterior através de seus cinco sentidos (som, visão, olfato, paladar e tato) para o seu cérebro.  Assim, você pode perceber o mundo físico ao seu redor, enquanto o ramo motor do seu sistema nervoso central carrega sinais internos de seu cérebro para o seu corpo, fazendo o possível para você andar, falar e executar ações no mundo ao seu redor.  O ramo autônomo do seu sistema nervoso não é consciente ou involuntário, ou seja, você não tem nenhum controle aparente sobre a sua função.  Seu sistema nervoso autônomo opera em um nível subconsciente para controlar todas as funções de seus órgãos internos e as glândulas que secretam hormônios.
É o seu sistema nervoso autônomo, que está envolvida na sua capacidade de sentir emoções.  Em seu CD de áudio inovador, seu corpo é sua mente subconsciente, neurocientista Candace Pert, PhD, desafios de longa data suposições sobre as emoções e explica como o seu corpo sempre espelha perfeitamente seus padrões de pensamento inconsciente, a história interna você diga a si mesmo e que seu corpo fala para você através de suas emoções.  Na verdade, as emoções são a linguagem do seu subconsciente.
Seu sistema nervoso autônomo tem dois ramos de actividade.  O simpático (luta e fuga), ramo que acelera o ritmo cardíaco, uma vez que os sinais que você prepare para a ação, eo relaxamento (parassimpático) ramo, o que atrasa a freqüência cardíaca, uma vez que sinais você para o descanso e recuperação.
Diferentes tipos de emoções diferentes enviar mensagens através de seu sistema nervoso para o coração, o cérebro eo corpo.  Você pode sentir as emoções do rush através de seu corpo como ondas de energia em cascata.  Fluxos constantes de emoções intensas como medo, frustração e raiva são conhecidos para sobrecarregar o sistema nervoso autônomo, com sinais de estresse, fazendo com que suas redes neurais para compotas e é análogo a sua condução com um pé no pedal do acelerador, enquanto o outro está no freio.  Eventualmente, uma crônica acúmulo de estresse leva ao desequilíbrio do sistema nervoso autônomo; um estado de caos dentro do seu sistema nervoso autônomo, o que resulta na sua resposta ao estresse ficar preso e permanecendo na posição "on" para lutar ou fugir.
O sistema nervoso autônomo é conhecido por estimular a sua produção hormonal e resposta.  Equilíbrio do sistema nervoso autonômico é uma peça essencial para o funcionamento saudável do corpo, mente e emoções.  O estresse prolongado é geralmente reconhecida como a principal causa de doença e morte prematura.  "Dystony vegetativo" é o termo usado para descrever o desequilíbrio do sistema nervoso autônomo e seus sintomas acompanhantes.  As manifestações de desequilíbrio do sistema nervoso autônomo sintomas comuns incluem dor de cabeça, flash quente, batimentos cardíacos irregulares, nervosismo, depressão e ansiedade.
Segundo o Dr. Andrew Weil, vocabulário médico para os desequilíbrios do sistema nervoso autônomo, praticamente não existe na medicina norte-americana.  No entanto, tanto a Alemanha eo Japão, dois gigantes da indústria moderna, reconhece a condição e uso o termo "dystony vegetativo".
Nosso estilo de vida moderno favorece a nossa vida em uma condição crônica de estresse e sujeito a uma crescente variedade de toxinas ambientais.  Estas duas condições são apontadas como principais causas para o desequilíbrio do sistema nervoso autônomo e distúrbios hormonais decorrentes.
O antídoto mais eficaz para superar o desequilíbrio do sistema nervoso autônomo é simples: Dê-se uma dieta alimentar regularmente de sentimentos positivos e emoções edificantes, como gratidão, amor e compaixão, para assinalar o seu sistema nervoso a relaxar e promover um ambiente interno de paz e harmonia.
Suas emoções positivas efetivamente permitir que os dois ramos do sistema nervoso autônomo para entrar em sincronia com os outros.  Em seguida, seu corpo de glândulas e órgãos vão trabalhar juntos em harmonia e ritmo do seu coração será sincronizado e harmonioso.  Dr. Candace Pert chama esses sinais que o seu subconsciente envia através de seu sistema nervoso autônomo, as moléculas "de suas emoções."
Esta nova compreensão científica irá ajudá-lo a apreciar melhor a importância da prática regular de escolher conscientemente para influenciar sua mente e emoções com positiva, de afirmação da vida mensagens.
Embora os métodos para a reabilitação dos padrões hábito de sua mente e as emoções são simples de fazer, este é o seu compromisso de praticá-los de forma consistente a natureza até que se tornem segunda que irá capacitá-lo para reduzir eficazmente os padrões de longo prazo do estresse e promover a saúde eo bem-estar .  Os benefícios a longo prazo da escolha de uma pessoa para gerir as suas emoções e neutralizar a negatividade no ambiente não pode ser subestimada.
Os seguintes são exemplos de métodos de relaxamento e auto-cuidado aos padrões de hábito recondicionar e promover a paz interior e harmonia:
meditação;
profunda, respiração abdominal rítmica;
começando e terminando o seu dia agradecendo as muitas bênçãos
passar o tempo regular na natureza;
afirmações e visualizações criativas;
aromaterapia;
terapia de luz;
rir muitas vezes e
ouvir natural (não estruturadas) e free-flowing soa como água corrente e sinos de vento.  tudo é uma forma de terapia para com vc mesmo queira seu proprio bem estar e com certeza vivera  melhor consigo mesmo.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

MITO OU VERDADE .


Pílulas Anticoncepcionais

Engordam ou não engordam?
Se usada corretamente, a pílula é altamente eficaz e causa poucos efeitos colaterais.
A pílula anticoncepcional era uma febre à época que foi lançada nos anos de 1960. 50 anos depois, disponível em várias fórmulas e marcas, ela ainda é um dos métodos anticoncepcionais mais populares que existem.
E como toda celebridade, a pílula também têm suas meias verdades e controvérsias. Talvez o maior mito seja o de que as suas usuárias engordam. Mas enfim, o que é verdade sobre pílulas anticoncepcionais e aumento de peso?

Pílulas Anticoncepcionais e (Pouquíssimo) Aumento de Peso

Todo medicamento pode ter algum efeito colateral para algumas pessoas. A aspirina pode causar azia. Xaropes para tosse podem deixar algumas pessoas sonolentas. Os principais efeitos colaterais das pílulas anticoncepcionais são: sangramento, sensibilidade nos seios, náusea e dor de cabeça.
Para poucas mulheres, a pílula pode causar algum aumento de peso, devido à retenção de líquido. Mas não em demasia, e não para a maioria das mulheres. Aliás, uma revisão de 44 estudos mostrou que não existe nenhuma evidência de aumento de peso na maioria das usuárias de pílulas anticoncepcionais. E assim como os outros efeitos colaterais da pílula, o pouco aumento de peso é geralmente temporário, desaparecendo dentro de dois ou três meses.
Se você perceber que ganhou uns quilinhos a mais, converse com o seu médico. Ele pode te receitar outro tipo de pílula. Por quê? Porque cada pílula é diferente.
Existem dois tipos de pílula anticoncepcional: as pílulas combinadas, que contêm estrogênio e progesterona; e as pílulas que contêm apenas progesterona. Enquanto a maioria das pílulas são feitas com o mesmo tipo de estrogênio, em diferentes dosagens, a formulação da progesterona em cada uma delas pode ser diferente. Isso significa que, conforme a marca, a pílula pode ter diferentes tipos de hormônios, em diferentes doses. O resultado? Efeitos colaterais diferentes.
Não importa qual o tipo de pílula que você venha usar, lembre-se de tomá-la por, no mínimo, três meses para que desapareçam possíveis efeitos colaterais.

De Onde Surgiu o Mito Sobre a Pílula e o Aumento de Peso?

No início, as pílulas tinham altas doses de estrogênio e progesterona: quase 1.000 vezes mais que o necessário! O estrogênio em altas doses pode causar o aumento de peso porque aumenta o apetite e retém líquidos. Então, de fato, 50 anos atrás a pílula causava ganho de peso nas mulheres. Hoje, as pílulas anticoncepcionais contêm dosagens muito menores de hormônios. A pílula continua sendo um dos métodos anticoncepcionais mais eficazes quando usada corretamente.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

SERA QUE SABEMOS TRATAR DE NOSSA SAÚDE MENTAL COM O CARINHO QUE MEREÇEMOS


O que é a Saúde Mental?
É sentirmo-nos bem connosco próprios e na relação com os outros. É sermos capazes de lidar de forma positiva com as adversidades. É termos confiança e não temermos o futuro.
Mente sã em corpo são!
A saúde mental e a saúde física são duas vertentes fundamentais e indissociáveis da saúde.

Problemas de saúde mental mais frequentes
  • Ansiedade
  • Mal-estar psicológico ou stress continuado
  • Depressão
  • Dependência de álcool e outras drogas
  • Perturbações psicóticas, como a esquizofrenia
  • Atraso mental
  • Demências
Estima-se que em cada 100 pessoas 30 sofram, ou venham a sofrer, num ou noutro momento da vida, de problemas de saúde mental e que cerca de 12 tenham uma doença mental grave.
A depressão é a doença mental mais frequente, sendo uma causa importante de incapacidade.
Em cada 100 pessoas, aproximadamente, 1 sofre de esquizofrenia.

Quem pode ser afectado
A o longo da vida, todos nós podemos ser afectados por problemas de saúde mental, de maior ou menor gravidade. Algumas fases, como a entrada na escola, a adolescência, a menopausa e o envelhecimento, ou acontecimentos e dificuldades, tais como a perda de familiar próximo, o divórcio, o desemprego, a reforma e a pobreza podem ser causa de perturbações da saúde mental.
Factores genéticos, infecciosos ou traumáticos podem também estar na origem de doenças mentais graves.

Falsos conceitos sobre a doença mental
A s pessoas afectadas por problemas de saúde mental são muitas vezes incompreendidas, estigmatizadas, excluídas ou marginalizadas, devido a falsos conceitos, que importa esclarecer e desmistificar, tais como:
  • As doenças mentais são fruto da imaginação;
  • As doenças mentais não têm cura;
  • As pessoas com problemas mentais são pouco inteligentes, preguiçosas, imprevisíveis ou perigosas.
Estes mitos, a par do estigma e da discriminação associados à doença mental, fazem com que muitas pessoas tenham vergonha e medo de procurar apoio ou tratamento, ou não queiram reconhecer os primeiros sinais ou sintomas de doença.
O tratamento deverá ser sempre procurado, uma vez que a recuperação é tanto mais eficaz quanto precoce for o tratamento.
Mesmo nas doenças mais graves é possível controlar e reduzir os sintomas e, através de medidas de reabilitação, desenvolver capacidades e melhorar a qualidade de vida.

Todos nós podemos ajudar
  • Não estigmatizando;
  • Apoiando;
  • Reabilitando;
  • Integrando

Integração das pessoas com doença mental
Os indivíduos afectados por problemas de saúde mental são cidadãos de pleno direito. Não deverão ser excluídos do resto da sociedade, mas antes apoiados no sentido da sua plena integração na família, na escola, nos locais de trabalho e na comunidade.
A escola deverá promover a integração das crianças com este tipo de perturbações no ensino regular.
Deverão ser criadas mais oportunidades no mundo do trabalho para as pessoas portadoras de doença mental.
O envolvimento das famílias nos cuidados e na reabilitação destas pessoas é reconhecido como factor chave no sucesso do tratamento.

Para manter uma boa saúde mental
  • Não se isole
  • Reforce os laços familiares e de amizade
  • Diversifique os seus interesses
  • Mantenha-se intelectual e fisicamente activo
  • Consulte o seu médico, perante sinais ou sintomas de perturbação emocional.

Não seja espectador passivo da vida!
Contribua para promover a sua saúde mental e a dos outros!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

MANTENDO UMA VIDA SAÚDAVEL MAS SEMPRE COM ACOMPANHAMENTO MÉDICO.

COMO MANTER SEU EQULIBRIO COM SAÚDE.

 

 

 

 

Como funciona o sistema do equilíbrio ?
Há três sistemas que nos ajudam a manter o nosso equilíbrio:
O Sistema Vestibular :Estes são os órgãos de equilíbrio no ouvido interno .Consistem de três canais semi circulares que estão repletos de fluido. À medida que nos movimentamos o fluido também se move e as mensagens são enviadas ao cérebro descrevendo nossa nova posição  Temos um órgão de equilíbrio em cada ouvido.
A maioria dos portadores de NF2 têm Schwannomas Vestibulares bilaterais (Neurinoma do Acústico bilateral).
Devido à posição do Schwannoma ao crescer ele começa a comprimir os órgãos do equilíbrio gradualmente reduzindo a  função do sistema vestibular.
O Sistema de Entrada Visual:  Nós recebemos muita informação sobre o que nos rodeia a partir do que vemos. Se nós estamos nos movendo muito rapidamente, focalizar então num dado ponto pode nos impedir de sentir tontura.
As informações emitidas por este sistema serão menos eficazes caso a pessoa tenha uma fraca visão.
O Sistema Proprioceptivo: Receptores nos pés e nas juntas e também no pescoço nos fornecem informações sobre como o corpo está se movendo e se estamos em chão firme.
Formigamento ou insensibilidade nas pernas, que são normalmente sentidos por portadores de NF2 pode prejudicar as mensagens enviadas ao cérebro por este sistema.
Que tipo de problemas de equilíbrio um portador de NF2 pode sentir ?

 

Problemas relacionados ao Sistema Vestibular

Sentimento de falta de firmeza geralmente devido à falta de informação dos órgãos de equilíbrio.
Dificuldade de andar em linha reta ou pendendo para um lado. Isto é mais aparente se um dos órgãos do equilíbrio estiver mais afetado do que o outro.
Dificuldade em manter o equilíbrio se estiver escuro. Isto acontece se os órgãos do equilíbrio não trabalharem muito bem, então se depende mais da entrada visual que fica  dificultada pela escuridão.
Pode-se sentir tontura devido a mudanças de posição, movimentos de cabeças ou viradas bruscas. Isto é devido à falta de informações dos órgãos do equilíbrio.
Problemas Relacionados ao Sistema de Entrada Visual
Estímulos visuais confusos, tais como carpetes de padrão muito forte ou coisas que se movem rapidamente na televisão podem provocar tontura ou uma sensação de movimento.  Isto se deve à falta de informação visual precisa.

Problemas relacionados Sistema Proprioceptivo

Pode-se ter uma sensação de não estar em terra firme
Pode –se sentir como se o chão estivesse se movendo
Pode-se sentir sem equilíbrio em geral e tender a tropeçar ou cair. Isto se deve à  informação incompleta ou incorreta dos receptores.
O que se pode fazer para amenizar estes problemas de equilíbrio ?
Equilíbrio é um processo de aprendizado, uma criança leva aproximadamente um ano para aprender a andar, mesmo que todos os três sistemas estejam funcionando normalmente.  Se um dos nossos sistemas de equilíbrio não estiver funcionando muito bem então o corpo é muito hábil na sua compensação, entretanto nós temos que re-aprender o processo de equilíbrio, exatamente como uma criança o faz.
É muito importante permanecer tão ativo quanto possível, pois a menos que estejamos usando o nosso sistema de equilíbrio o cérebro não poderá re-aprender pois o sistema de equilíbrio mudou ou ficou prejudicado.
Tentar não evitar fazer coisas que nos façam ficar tonto ou sem equilíbrio, pois continuando a fazer estas coisas o processo de compensação ocorrerá mais rapidamente.
Se possível, evitar o uso de andadores ou de  apoio pois o cérebro re-aprenderá a se equilibrar usando-os e você não será capaz de se equilibrar sem eles.
Use óculos se forem prescritos pois é importante que a visão seja a melhor possível.
Faça exercícios especiais de equilíbrio em casa, o que fará o sistema de equilíbrio funcionar melhor e o processo de compensação acontecer mais rapidamente. Os exercícios devem ser feitos regularmente.

EXERCÍCIOS   DE   EQUILÍBRIO

1- Olhe para cima,  e então para baixo, o mais rápido que puder.
2- Olhe de um lado para o outro o mais rápido que puder.
3- Focalize seu dedo na extensão do braço, mova o dedo até de encostá-lo no seu nariz. Fique olhando para o seu dedo o tempo todo;
4- Incline sua cabeça para frente, daí para trás tão rápido quanto puder;
5- Gire sua cabeça de um lado para o outro tão rápido quanto puder;
6- Sentado numa cadeira, incline-se para frente e toque o chão. Volte a posição sentada;
7- Comece sentando numa cadeira, então levante-se. Retorne à posição sentada;
8- Deite-se no chão ou na cama. Gire sua cabeça da esquerda para a direita e volte;
9- Ainda deitado, gire todo o seu corpo para a direita, e então de volta para a esquerda;
10- Em  pé, pernas afastadas e conte até dez;
11- Em pé , pernas juntas e conte até dez;
12 -Pernas afastadas, erga seus dedos do pé do chão de modo a se apoiar nos calcanhares. Permaneça assim o quanto puder.  Repita, agora com os pés juntos;
13 - De pé, com um pé ante o outro, calcanhar junto ao dedão. Repita alternando com o  pé na frente;
14 - Tente erguer um pé do chão pelo tempo que agüentar.
Estes exercícios, com exceção do de movimento de olhos, devem ser feitos com os olhos abertos.
À medida que a tontura melhora, eles deverão ser feitos com os olhos fechados. 
Deve-se começar a fazer os exercícios por cerca de cinco vezes cada no início e daí , ir aumentando até vinte vezes cada. O ideal é  fazer os exercícios duas vezes ao dia.  Se tentar estes exercícios em casa poderá achar que no começo sente mais tontura e falta de equilíbrio – isto é muito normal, pois poderá estar fazendo coisas que anteriormente evitava.
Exatamente como quem começa a ir à academia e no começo o corpo dói mas a medida que se continua a ir e sente-se cada vez melhor.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

SEJA SEU PROPRIO AMIGO CUIDE DE SEU CORPO COM CARINHO

COMO CUIDAR DE SEU CORPO


Já nos é conhecida essa máxima: quem gosta da gente é a gente mesmo. Cuidar de seu corpo é também uma tarefa nossa, e deve ser extremamente prazeirosa. Mas, não podemos nos esquecer que temos que nos cuidar de nossa mente, que é o "chip" do nosso corpo. Abaixo, uma matéria interessante sobre a Yoga e seus benefícios ao corpo e à mente, e boa leitura!

Cuidar do corpo é o caminho para se amar

Gostaria de compartilhar com vocês o ensinamento básico do yoga: 'Ame-se e aceite-se. Ame-se incondicionalmente'.

Embora esta afirmação seja muito simples e clara, a maioria das pessoas não consegue se amar e, portanto, são incapazes de sentir amor pelos outros.

Se você quer sentir amor, precisa começar por amar a si mesmo. Primeiro tem de amar e respeitar seu corpo. Compreender o valor deste corpo.Torná-lo forte através da hatha yoga, de caminhadas, de alimentação saudável e natural, da meditação diária. Este corpo é seu amigo e não se pode ser desleal com um amigo. Você precisa amar e cuidar bem dele, pois é a casa onde você mora.

Sinta prazer de morar na sua 'casa-corpo' e para isto descubra o que você gosta de fazer para seu corpo ficar flexível, rejuvenescido, energizado, saudável. Não faça exercícios que lhe façam sofrer, porque quem se ama respeita seus próprios limites.

Você pode praticar alongamentos e as posturas da hatha yoga que trazem tantos benefícios. Pode andar diariamente, admirando a paisagem, a beleza da natureza, se acalmando e se exercitando ao mesmo tempo. Você pode preferir nadar, fazer hidroginástica, uma musculação leve e orientada, ou qualquer outro exercício que lhe dê prazer e que contribua para a saúde do seu corpo.


Alimentar-se saudavelmente é um ato de amor a si mesmo. A alimentação saudável é um combustível para o corpo, criando novas células, dando energia e evitando o envelhecimento. É o melhor remédio para muitas doenças e até para preveni-las.

É necessário ter o discernimento de comer o que é benéfico e não apenas o prazeroso que gera doenças e enfraquece o corpo. Compreender que alimentos gordurosos, pesados, com muito açúcar e sem valor nutritivo são apenas vícios que trazem problemas de saúde, de obesidade, minando o bem-estar.

Muitas vezes, a pessoa se empanturra de muita comida e doce apenas por carências internas. Quando você se amar mais, com certeza, vai evitar alimentos que lhe prejudiquem, bebidas alcoólicas, cigarro e outros vícios nocivos, porque você não quer fazer mal a você mesmo. Você entende que merece o melhor. Merece a saúde e a disposição física.

Leia sobre uma boa nutrição. Use o discernimento para se alimentar bem. Siga também sua experiência. Ouça e compreenda seu corpo, pois ele tem muita sabedoria. Seja seu amigo e cuide bem de você!

Além da medicina alopática, é bom também se tratar com acupuntura, homeopatia, fitoterapia, terapia holística. Os resultados das terapias alternativas são surpreendentes e positivos quando você se trata com profissionais especializados.

Para o bem–estar do corpo, precisamos aprender a relaxar para eliminar as tensões que vão se acumulando no corpo e na mente devido às preocupações e desafios da vida. Com o relaxamento e a meditação, você libera as tensões e estresse, diminui a pressão arterial, dissolve as ansiedades. Você se sente mais descansado, mais energizado, mais paciente.

O relaxamento e a meditação são essenciais para o processo curativo, para permitir que energias curativas fluam dentro de nós. Você se ancora interiormente. Sente apaziguamento e apoio interior. Você aprende a viver o momento presente, que é o único momento que existe. Fique em paz!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Três atitudes para você dominar sua mente e mante-la saúdavel.

Para sentir alegria interior no planeta Terra você precisa se esforçar

Você tem se esforçado para ser positivo e alegre?
Você tem se lembrado de se amar e de cultivar pensamentos bons e positivos?

Se você se esforçar sinceramente, perceberá que se tornará mais fácil.Tudo se torna mais fácil com a prática. Se você persistir em seus esforços para permanecer positivo e alegre, você desenvolverá muito poder e força e, sua recompensa será sua própria felicidade e a paz da mente.

Quando você disciplina sua mente para ver o lado bom nas coisas, para naturalmente ver o melhor nas pessoas e em você mesmo, você sintoniza-se com o poder que governa todo este universo.Você conquista uma mente amável, tranqüila, mais silenciosa, com autodomínio e confiança.

Três atitudes importantes para a prática do domínio da mente:

1. Substituir imediatamente pensamentos negativos por pensamentos positivos

É importante a qualidade dos pensamentos mantidos na mente. Experimentaremos condições e experiências correspondentes à nossa atitude mental predominante e aos nossos pensamentos habituais. Um pensamento negativo nos conduzirá a uma experiência desagradável, enquanto que pensamentos positivos nos conduzirão a experiências agradáveis.

Como o pensamento é criativo, o que quer que acreditemos ser verdade na mente será manifestado ou criado. Por essa razão, uma pessoa que habitualmente e persistentemente pensa negativamente, precisa tornar seus pensamentos positivos. Ela precisa pensar no que faz bem e recusar a pensar, sobretudo, o que lhe faz mal.
Se um pensamento negativo surge, precisamos substituí-lo imediatamente por um pensamento positivo ou por um mantra.

Muitas pessoas não têm idéia do que fazer com seus pensamentos negativos, e assim eles permanecem na mente. O segredo é substitui-los.

2. Reduzir os pensamentos

De vez em quando podemos lembrar disso: observar a mente e perceber que o que estamos pensando é totalmente desnecessário. Podemos simplesmente afastar este pensamento desnecessário. Não alimentá-lo e fazer disto um hábito. Ao reduzir os pensamentos vamos aquietando a mente.

Geralmente não observamos a mente para ver o que ela está fazendo, para ver se está se comportando bem ou mal, para ver se está criando alguma coisa ruim e tola. E colhemos o fruto desses pensamentos e depois ficamos a imaginar: "Por que eu mereci isto? Eu não fiz nada para ninguém". "Estou deprimido. Por que estou assim?" Não compreendemos que tudo surgiu da mente não controlada.

A vigilância melhora a qualidade de nossos pensamentos. A mente não pensa coisas ruins se está sendo observada. Ela se sente embaraçada quando é "pega" pensando alguma coisa estúpida. Assim se você realmente faz um esforço para observar a mente e ver o que ela está fazendo, ela tenderá a se comportar bem. Ela age pior quando sabe que não estamos dando atenção para o que ela está fazendo.

Quando a pessoa, constantemente, observa a mente, ela se torna calma e quieta.

3. Manter a mente equilibrada e estável

Freqüentemente, a mente está muito instável. Quase todas as influências externas podem tirar a mente do equilíbrio e nos fazer pensar o que realmente não queremos pensar.
Não podemos estabilizar a mente da noite para o dia porque ela ficou muitos anos fazendo o que bem entende. Mas a mente se torna estável através da prática da hatha yoga, da concentração, da meditação, da prática constante, da vigilância sobre nossos pensamentos.

Devido à mente, muitas pessoas consideram a vida uma luta. Geralmente, não acham que a vida possa ser fácil e feliz. Não importa o que uma pessoa adquiriu ou possui, seus próprios pensamentos podem lhe fazer sentir-se infeliz.
Muitas pessoas pensam: "Se eu pelo menos tivesse aquilo, eu seria feliz..." E então, elas conseguem aquilo, mas nada fica melhor, porque a condição da mente permanece a mesma. A única coisa que pode ser melhorada é a mente.

Depende de nós o que permitimos que a mente pense. É nossa vontade, nosso livre-arbítrio. Se não controlamos a mente, não há nada que possamos controlar.
Todos nós temos procurado muito pela alegria, felicidade e contentamento. Temos tentado muitas coisas. Temos adquirido dinheiro, posses e segurança, participado de muitos eventos sociais, viagens e relacionamentos.

Todavia, a verdadeira alegria vem para uma pessoa quando ela se torna livre da carga de sua própria mente. Esta libertação é uma realização gradual. Ela paulatinamente vai afastando os pensamentos e sentimentos negativos e estabelecerá um ânimo positivo, mais saúde física e emocional.

Pensamento molda o destino

Compreenda que cada pensamento molda seu destino. Através do controle de seus pensamentos você controla seu destino. Pode mudar sua atitude perante os acontecimentos. Pode mudar os efeitos do seu karma. Pode parar de sofrer e se tornar mais contente.
Não se prenda a fatalismo, dizendo que tudo é karma, que é seu destino, que não adianta se esforçar. Isto é uma incompreensão das leis do pensamento. Você criou seu próprio destino pelos seus pensamentos e pelas suas ações.
Você quer ser mais próspero, saudável, tranqüilo e cheio de entusiasmo? Você quer ajudar os outros? Você aspira experimentar a paz do Ser interior?

Então se deseja alguma dessas coisas, você precisa disciplinar sua mente e escolher pensar positivamente. Pensando, desejando e agindo corretamente poderá se tornar mais feliz.

Crie o hábito de ser mais alegre

Descubra a alegria nos momentos simples, como ver o pôr-do-sol; caminhar e sentir a beleza da praia; de um parque; das folhas das árvores e flores. Agradeça o dom da visão e sinta como isto alegra você e lhe conecta com a natureza ao seu redor. Perceba o sentimento de alegria que vem de ter terminado uma tarefa, de encontrar um amigo.
Reconheça alegria em sua vida cotidiana e compartilhe isto com os outros, em seus pensamentos, palavras e ações. Perceba os benefícios para você e para os outros quando você propaga bom humor e alegria ao seu redor.

Entenda que para sentir alegria interior no planeta Terra você precisa se esforçar. Ela não surge por acaso. Ela é fruto do autocontrole, de uma atitude positiva, do sentimento de gratidão, do correto dever, do entusiasmo, de se encantar com as pequenas coisas da vida, de estar presente no momento presente, de desfrutar sua vida.

Lembre-se de cultivar a alegria. Permita-se alegrar sua vida. Fique em paz!